A iboga se mostra extremamente eficiente no tratamento da adicção em inúmeras drogas.
Pessoas com vício em Cocaína e Maconha tendem a ter uma eficácia maior frente a Iboga, pois essas drogas são metabolizadas de maneira diferente no organismo e no cérebro, já a Heroína, Crack e o Álcool tem- se que atentar mais, dobrar os cuidados e o tratamento deve ser levado sumariamente a sério, pois essas drogas tem ação metabólica mais destrutiva psicologicamente e no organismo tem ação diferente também.
A ibogaína se mostrou eficiente também no tratamento de pessoas viciadas em Metadona (Controlador de abstinência para dependentes de heroína). A Metadona é proibida em diversos países e extremamente controlada onde se oferece seu tratamento, pois ela é quimicamente igual à heroína e de alto potencial viciante.
O mais importante salientar é que pequenas coisas e hábitos podem evitar recaídas e potencializar a ação da Iboga, existem dois elementos considerados inimigos número um da pessoa que está em tratamento com Iboga para se libertar de vícios, o Cigarro (Nicotina) e o Álcool.
* O tratamento psicológico ajuda muito, como por exemplo não passar por lugares onde se usava ou comprava droga, não ter vínculos com pessoas ainda na ativa, não trocar uma droga por outra, (Exemplo: - Eu usava crack, agora uso Maconha.), é a mesma coisa, adicção é doença, e não importa a droga que você usa para se satisfazer, se ainda busca uma delas você ainda está doente. Para você deixar de ser um “Dependente Químico” você não pode mais depender de ter que por elementos químicos dentro de você para que você fique bem.
A luta contra dependência química é como se fosse uma estrada que você tem que contruir. Sozinho, você vai de enxadada em enxadada para abrir caminho rumo a libertação, com a Iboga você ganha uma retroescavadeira, um trator.
A Iboga é um ferramenta sem precedentes nessa luta, deve-se saber usá-la e principalmente ajudá-la fazendo sua parte.